
Veículos possuem "caixa Preta" ?
Sempre ouvimos falar nas famosas caixas pretas quando ocorrem acidentes envolvendo aviões, cuja busca visa a obtenção de dados registrados naquele dispositivo para auxiliar nas investigações sobre as causas do acidente aeronáutico.
As pessoas desconhecem que automóveis, caminhões e até motocicletas dispõem de tecnologia semelhante à caixa preta, são os denominados EDR (Event Data Recorders), numa tradução livre, Gravadores de Dados de Eventos que registram informações importantíssimas do veículo, cerca de alguns segundos antes e depois do acidente.
Na investigação de acidentes de trânsito, o Perito poderá obter diversas informações registradas no EDR, como velocidades do veículo instantes antes e durante a colisão, se os freios foram acionados ou não e em que instante, uso do cinto de segurança, se o volante foi esterçado e em quantos graus, dentre outras informações.
Para a reconstrução do acidente e determinação da causa não basta apenas conhecer esses dados do EDR; é preciso ainda a utilização destes como dados de entrada e realizar uma série de cálculos físicos-matemáticos.
Perícia se faz com metodologia científica, garantindo a justiça pela ciência.